sexta-feira, 23 de abril de 2010

Cultura Organizacional Pública

A Cultura Organizacional pública, ou seja, a cultura proveniente do Estado, personificada através de seus trabalhadores, servidores públicos, se diferencia de outras culturas desde o ingresso dos membros na organização. O ingresso por concurso público dá ao servidor a sensação de valorização, pois este ingresso se deu através de seus próprios méritos. O novo membro, ao ingressar dessa forma, já entra se vendo como parte da organização. Ele sabe que terá que passar por um período de adaptação, ou de "socialização antecipatória" da cultura organizacional, o estágio probatório. Porém, sabe também que no estágio ele será avaliado de acordo com critérios pré-definidos legalmente, e que, durante o tempo de serviço público, qualquer erro que venha a cometer será analisado de acordo com normas legais. Os membros da organização pública, via de regra, possuem estabilidade no emprego aliada a um plano de carreira estabelecido. Isso tudo dá ao membro da organização a tranquilidade necessária para que ele sinta-se com liberdade de contribuir com a organização. Dessa forma, pode-se concluir que a cultura organizacional do Estado é menos dinâmica, porém mais segura e mais estável que a cultura organizacional de outras organizações.

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